quarta-feira, fevereiro 04, 2009

e se calhar o desporto é tão simplesmente isto...

[
São jogadores como Mantorras que elevam o futebol acima de qualquer mera atividade desportiva. Comparável a uma entrada de Mantorras na relva da Luz, quando o Benfica teima em não marcar, só os últimos metros do pique da águia "Vitória" sobre a carne crua. Bruá tribal que arrepia e motiva. "Vitória" abate-se sobre a presa; Mantorras caça como felino velho, cheio de manhas.

Inesquecível aquele momento em que a bola sobe na área e escolhe descer para um espaço que Mantorras conquistou e guarda por instinto. Aquele remate simples, lapidar, que contorna o guarda-redes e se cola à rede como um ponto final. Enlevo de magia.

Mantorras coxeia. Mantorras passou ao lado de uma grande carreira. Mas não passa ao lado de grandes momentos. Depois das lesões, operações e más recuperações, a continuidade de Mantorras no Benfica é uma teimosia de Luís Filipe Vieira.

Todo ele, Mantorras, é uma teimosia, é poesia, que insiste em correr e rematar para desmentir as leis do físico, por conhecer de cor, em sublimes lampejos, as da física.

O resto é sorte. A sorte de estar no sítio certo. Que exige muito sacrifício e trabalho.

Para poder correr, Mantorras precisa de sofrer e trabalhar muito mais do que qualquer colega. Só com muito esforço de musculação no ginásio aquele joelho massacrado deixa mudar de velocidade e suporta o peso numa viragem ou drible.

Mantorras é já mais uma lenda africana. E depois do último jogo parece também imprescindível nos convocados de Quique, caso este aspire a ser campeão.

Claro que nem sempre Mantorras fará milagres, mas com ele no banco o Benfica regressa a uma dimensão mística que o entra e sai de jogadores tem arredado há muito.
]
Autor: OCTÁVIO RIBEIRO Data: Terça-Feira, 3 Fevereiro de 2009 - 9:00
Record online

1 comentário:

Anónimo disse...

Não, o desporto não é isto. Qualquer atleta de alta competição tem muitos sacrifícios a fazer, o Mantorras não é excessão, teve sim a infelicidade de se lesionar e ter uma lesão grave, são os chamados "ossos do ofício". O mérito do Mantorras não está nos golos que a equipa constrói para ele, mas sim na sua capacidade de reacção ao sucedido. Mas compreendo faz parte da grande família benfiquista, porque Mantorras há em muitos clubes.
"e se calhar o desporto é tão simplesmente isto..."
as lições dadas pelos atletas com deficiências motoras e mentais.
É tão somente a minha opinião e vale o que vale.
Compreendo o autor da notícia, bem como o meu vermelho, vermelhão!!!!

Tsr
bj